Impressão Paranormal
Microbo$ft Nega Conhecimento dos Bugs
A Linguagem Está Lá Fora


Episódio 13
O X da Questão

Embora ainda fosse 7:55 da manhã, o agente federal Fox Folder já estava trabalhando, pois chegara cedo para colocar sua pequena sala em ordem. Folder organizava algumas pastas de relatórios de casos antigos em seu arquivo, quando deparou com uma pasta que lhe chamou a atenção. Seu titulo era Arquivo 5 (05/01) - Bates Vive. Até aí não havia nada de anormal, pois era desse modo que classificava as pastas dos casos, porém, essa pasta, tinha um X bem grande, sobre a etiqueta de classificação. Folder lembrou-se imediatamente de que havia marcado esse X para não se esquecer dessa pasta, por havia algo nela que ainda pretendia examinar. Folder pegou a pasta, ainda não se lembrando porque a tinha marcado e abriu-a sobre a mesa. Depois de ler algumas folhas, lembrou-se de que foi nessa ocasião que ficou conhecendo o misterioso LT, que havia salvado sua vida e de sua parceira também. Lembrou-se então de que LT, naquela ocasião, havia lhe entregado um bilhete com uma estranha mensagem:

Não confie em ninguém, Sr. Folder.
ATCAGTTCGCCACGAXCATGCTAACGCACT-ATCT
LT

Folder então pegou a pasta do caso e foi para a fotocopiadora tirar uma Xerox* da mensagem, pois havia decidido reservar aquele dia para tentar descobrir do que se tratava a estranha mensagem. Voltando à sua sala com a pasta e a Xerox*, se deparou com a agente SCSI no meio da bagunçada sala, segurando uma cueca azul.

- Folder, o que é isso? Você não tem vergonha não? Roupa suja se lava em casa! - perguntou SCSI, envergonhada.
- Ei, você não disse que ia chegar as 8:30h hoje? - retrucou Folder.
- Disse, mas minha dentista teve um probleminha com um caroço de azeitona e teve que ir ao dentista dela, de modo que desmarcamos a consulta de hoje, e eu vim pra cá no horário normal... já são 8:00h.
- Bom... como eu pensei que você ia chegar mais tarde, eu cheguei até mais cedo pra tentar arrumar essa bagunça toda... Mas agora mudei de idéia. Achei um negócio aqui que já passou da hora de ser investigado.
- Mas isso não explica essa cueca aqui... porque você tinha sua cueca guardada nos arquivos?
- Er..... Essa cueca não é minha não.... Larga esse negócio aí, que é uma pista de um caso antigo, e venha comigo, vamos à casa do Lango-Lango, que eu tenho um negocinho pra ele aqui.... No carro eu te explico tudo. Deixe a sala assim do jeito que está... Ninguém entra aqui mesmo...

15 minutos depois:

- SCSI, olhe onde pisa, hein... Na última vez que esteve aqui, você teve uns probleminhas de percurso. Teve até que comprar outro sapato.. - disse Folder.
- Fica tranqüilo, Folder. Isso não vai acontecer mais. Comprei um livro chamado Sobrevivência na Selva Para Leigos. O livro tem 16 capítulos só falando sobre como desviar desses obstáculos. Você também devia ler.

Depois de tocar a campainha três vezes, apareceu Frolike à porta.
- Ah.. são vocês? Entrem.. Como estão?
- Tudo bem, Frolike. O Lango-Lango está por ai? Preciso falar com ele.
- respondeu Folder.
- Lá embaixo, no porão. Vocês já sabem o caminho.

Chegando ao porão, Folder mostrou a mensagem deixada por LT, dizendo que se tratava de algum código misterioso e que ainda não achava ligação entre esse código e os outros casos que já tivera. Lango-Lango pegou o pedaço de papel e se sentou à frente de um dos computadores que havia ali.

- Ok, vamos ver do que se trata... Vou inserir o seu código em um programa de análise que usa Inteligência Artificial para tentar comparar com dados que já existem no banco de dados do micro. Pode levar um tempinho... Ainda mais que fui eu que fiz o programa e ainda pode haver algum pau.
- Legal... a gente espera um pouco.... Seu programa também funciona no rWindows 98 ou somente no 95?
- perguntou Folder. Lango-Lango olhou de modo muito desconfiado para Folder e disse:
- Tá doido, meu? Acha que eu ia usar rWindows aqui? Aqui só tem coisa boa, hehehe. Essa versão aqui é pra Linox, não tem nada que use Rwindows aqui não.

Três horas e meia depois, Lango-Lango chacoalhava a perna de Folder, que estava dormindo e babando sobre o ombro de SCSI, que por sua vez estava dormindo e babando sobre a cabeça de Folder. Ambos acordaram e se enxugaram, ainda sonolentos.

- Seu programa descobriu alguma coisa, Lango-Lango? - perguntou Folder, ainda bocejando de sono.
- Bom.. mais ou mesmo.. - respondeu Lango-Lango, com uma certa expressão de dúvida.
- Como "mais ou menos"? Descobriu ou não descobriu? - insistiu Folder.
- É o seguinte: - explicava Lango-Lango - Isso aqui é uma pequenina parte de um código de DNA.. Está vendo essas letras aqui, como se repetem? "A", "T", "C" e finalmente "G"? Elas são as proteínas que juntas, formam o DNA humano...
- Bom... Isso já é alguma coisa. Agora só falta saber a quem pertence esse código.
- disse Folder, mais entusiasmado.
- Não, não é bem assim... - explicou Lango-Lango - O problema está no décimo sexto caractere dessa seqüência. Não combina com nada. É uma letra "X" que não tem nada a ver com o resto do código.
- E o que isso quer dizer?
- perguntou a agente SCSI.
- Pois é.. eu não sei.. esse que é o problema... - disse Lango-Lango - porque vocês não perguntam ao próprio LT?
- Porque não temos como entrar em contato com ele. - disse Folder.
- Ué... é só fazer um "X" com fita crepe na janela... - disse Lango-Lango, admirado pelo fato de os agentes não conhecerem esse truque.
- Você conhece LT? - perguntaram os dois agentes, simultaneamente.
- Claro! - disse Lango-Lango - A gente vive trocando disquetes de programas...
- Bom... tudo bem, Lango-Lango, vamos tentar esse truque então... Por enquanto, obrigado por tudo!
- finalizou Folder.

Depois de 15 minutos, enquanto o agente Folder acabava de arrumar a bagunça de sua sala, a agente SCSI fazia um "X" com fita crepe na janela da sala de Folder. Embora a sala ficasse no porão, havia uma pequena janela onde dava para ver os pés das pessoas andando sobre a calçada logo à frente. Às 14:53 hs os agentes foram acordados pelo estridente som do telefone tocando, e Folder atendeu rapidamente.

- Que que é? - disse a voz ao telefone.
Folder pensou em silêncio por alguns segundos e perguntou:
- Quem está falando?
- É o LT, agente Folder, pode falar, o que você quer?
- É o seguinte... Lembra aquele código de DNA que você me deixou?
- Não... Que código de DNA?
- Quando a gente quase conseguir capturar o agente Gill Bates, nos subterrâneos da fábrica da Pintel Corp.
- Ahh.. Me lembro que te dei um código sim.. Mas eu não sabia que era de DNA. Aliás não sabia de nada sobre aquele código...
- Ué... então porque você me deu aquele código? Aonde você achou ele?
- Esse estranho código, eu peguei em uns arquivos que eu descobri na Pintel. Peguei esse código, Sr. Folder... simplesmente... porque estava marcado atrás da foto de sua irmã Samantha Folder, há muito tempo desaparecida.
...continua...

*Xerox é marca registrada da Xerox Document Company. Usada com autorização. O uso não autorizado dessa marca, deve ser substituido pela expressão "fotocópia". Obrigado.


Não perca o próximo episódio de ActiveX - "Lag, Lag, Lag.."